sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Dever de cidadão...ops, de convocação!

Bom já que minha missão aqui é falar sobre mesários nas eleições; vamos começar pelo básico:
O que são mesários?

Mesários são cidadãos, convocados ou voluntários, que atuam na realização dos trabalhos da mesa receptora de votos em uma eleição. Atuam tanto no 1º como no 2º turno. Os mesários, além de possuírem a obrigatoriedade de comparecerem ao local, data e horário estabelecidos pela Justiça Eleitoral, no dia da eleição, também são convocados a participarem de um treinamento preparatório.

Podem ser mesários os eleitores com idade acima de 18 anos e que não forem candidatos ou seus parentes. Quando convocado uma vez, o eleitor é obrigado a participar como mesário durante cinco eleições, podendo ser convocado novamente após a quinta. No dia da eleição, os convocados ou voluntários a mesários ganham um certificado que os dispensa do trabalho por dois dias a cada dia trabalhado, então, se o eleitor trabalha como mesário no 1º e no 2º turno automaticamente terá quatro dias de trabalho abonados, ou seja, se ausentar do trabalho sem prejuízos no salário.

Esclarecimentos feitos? Pois bem, andei questionando alguns mesários sobre os afazeres, benefícios e tudo mais. E devo dizer que a descoberta mais absurda, foi de que alguns chefes se recusam a dar o benefício da folga aos funcionários; pois ao dizer que caso falte ao trabalho o funcionário terá seus direitos cortados, o chefe está proibindo seu próprio funcionário de fazer uso dos outros direitos que conquistou, passando um domingo todo servindo ao governo e mais, abrindo mão de um almoço de família ou qualquer outro programa rotineiro de domingo que o faça.

Benefícios à parte o importante mesmo, é que já que convocado, colabore com a democracia do Brasil, mesmo que esta últimamente tenha se tornado uma "circocracia".
E o pior é que há mesmo quem diga que o legal é ser mesário pra ver os absurdos que o povo comete na hora de apertar as teclas da urna, que as vezes parece ser touch screen, rs!

Volto logo mais, em outro post, pra expor minha revolta quanto à eleição dos vereadores!

Nenhum comentário: