A cada dois anos quando chega a época de eleição, uma grande maioria das pessoas não sabem as funções de cada cargo.
Assistir ao horário político nem adianta, afinal só aparecem milhares de candidatos com propostas mais estranhas que as outras e os eleitores acabam sem saber realmente qual é a função que cada um deve exercer.
Nesse ano as eleições são para vereador e prefeito. Mas antes de definir primeiramente a função de um vereador, é interessante saber da onde surgiu o cargo.
Tudo começou na época do Brasil Colônia. A coroa portuguesa decidiu instalar um representante em cada unidade municipal com administração própria (cidades, vilas) dos pelouros (que eram escolhidos durante uma reunião realizada pela coroa, com os moradores das cidades e das vilas tendo uma votação, em sacos chamados pelouros).
Juntamente com os pelouros foi instalado um "Conselho", que era formado por cidadãos ou vilões, dentre aqueles mais abastados e de melhor representação, surgiam os Vereadores.
O vereador tem somente poder Legislativo e é eleito à cada quatro anos. Suas principais funções são legislar sobre assuntos de interesse local, fiscalização e julgamento das contas do Executivo, licitar obras e outras benfeitorias para o município, além de que suas opiniões, palavras e votos não podem ser violados.
Já o prefeito é o administrador do município, ele desenvolve certas funções, chefia o poder executivo em simetria aos chefes dos executivos da União e do Estado.
A principal função do prefeito é zelar pelo bem estar dos cidadãos de seu município. Ele ainda tem por função governar a cidade de forma conjunta com os vereadores, atender a comunidade, ouvindo suas reivindicações e anseios, zelar pela limpeza da cidade, manter postos de saúde, escolas e creches, transporte público entre outras atribuições, reivindicar convênios, benefícios, auxílios para o município que representa, além de administrar os impostos (IPVA, IPTU, ITU) e aplicá-los da melhor forma entre outras funções.
Agora que já sabemos as funções de cada cargo, difícil vai ser escolher em qual candidato votar, porque afinal das contas são várias pessoas ‘sérias’ concorrendo. Mas não vai ser por causa disso que devemos deixar de votar, são a cada quatro anos que temos a oportunidade de escolher alguém que faça algo melhor por nossa cidade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
O mais difícil é votar para vereador!!! Tá um páreo "duríssimo"!!!
Nossa Má, muito legal a idéia de falar quando surgiu o cargo...
ótimo trabalho informativo :D
O difícil é saber quem é que tá falando sério no horáriol eleitoral né?! Ainnndaa nem sei em quem votar!
Postar um comentário