terça-feira, 4 de novembro de 2008

Do outro lado da América

Well, well, well, falemos um pouco sobre as eleições norte americanas que será finalizada hoje. Fato é que essas eleições são realmente históricas, me fizeram até entender o complexo sistema de votação nos Estados Unidos; e devo admitir, nosso "brasilzinho" tem o sistema realmente muito mais democrático e tecnológico que o da tal maior potência mundial.
Resumindo tudo não fica tão difícil assim:
Em janeiro do mesmo ano da votação presidencial, são feitas as eleições primárias onde cada partido define seu representante nas eleições, no caso John McCain representa o Partido Republicano e Barack Obama o Partido Democrata (os dois maiores e principais partidos norte americanos); cada Estado tem um número de representantes em seu colégio eleitoral, são eles que dão o voto definitivo de seu Estado, o número de representantes é definido de acordo com o número de habitantes do local, assim, no país inteiro existem 538 representantes e os Estados que possuem o maior número é a Califórnia com 55, o Texas com 34, em seguida Nova Yorque 31 e Flórida com 27, a maior parte dos Estados possuem menos de 20 representantes cada. Por fim, o candidato precisa de no mínimo 270 votos dos representantes para se eleger. Não parece mais tão complicado assim, certo?
E é justamente por isso que mesmo Obama tendo uma visível vantagem em relação ao candidato republicano, as eleições norte americanas só acabam quando terminam, só nos resta torcer para que o resultado não seja lamentável, como já foi nas duas últimas eleições presidenciais nos Estados Unidos.

E as relações do candidato eleito com o Brasil, são motes para um próximo post.

Um comentário:

Patrícia Silva De Mauro disse...

ficou ótimooooooooooooo, parabéns!!!