quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Repercussão




Pouco mais de um dia após Barack Obama ser eleito para o cargo de presidente dos Estados Unidos, uma revolução tomou conta do mundo. Obama entra para a história como o primeiro presidente negro da maior economia do mundo - e de um país onde grande parte da população é racista.

Os dirigentes dos outros países correram para mandar mensagens felicitando o novo morador da Casa Branca e os analistas já fazem projeções para seu mandato. Felizes ficaram os presidentes de países como Bolívia e Venezuela, oposicionistas ferrenhos do governo de George W. Bush. Hugo Chávez e Evo Morales se declararam esperançosos por um novo diálogo com o futuro governista. Não é segredo para ninguém que a América Latina em geral vê em Obama uma nova oportunidade de estreitar os laços com a terra do Tio Sam.

Até mesmo a Espanha, país cujas relações com os Estados Unidos estavam estremecidas se alegrou com o resultado das eleições. Uma qualidade de Obama ressaltada pelo governo Espanhol é sua capacidade de promover o diálogo. O premiê espanhol José Luiz Rodríguez Zapatero disse que o presidente eleito terá na Espanha um aliado.

Já para o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, a vitória de Obama impulsionará as relações com a Rússia. Segundo Berlusconi, o grande desafio do novo presidente será enfrentar as grandes expectativas depositadas nele por parte de todo o mundo.

O futuro das relações entre o Brasil e os Estados Unidos ainda segue incerto, mas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem esperança e diz que os dois países entrarão em uma nova fase com o novo governo.

Só nos resta esperar e conferir!

Um comentário:

. disse...

Saudações, companheiros!!